fbpx
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Mariana Chempeck

Mariana Chempeck

Mariana é estudante do 3°ano do ensino médio e estuda no colégio COC desde o 6°ano. Ama viajar, fazer ecoturismo, ler e desenhar. Já fez ilustrações para um livro e atualmente se dedica ao estudo dos idiomas francês e inglês.
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Hábito de leitura: como adquiri-lo?

A leitura é um hábito muito valorizado, mas que algumas pessoas têm dificuldade em adquirir. Apenas 52% dos brasileiros podem ser considerados leitores, ademais, em quatro anos, 4,6% da população brasileira perdeu o hábito de leitura entre 2015 e 2019, de acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em colaboração com o Ibope Inteligência e o Itaú Cultural.

Por onde começar?

Vá com calma!

Muitas pessoas sentem um certo medo quando se deparam com um livro com muitas páginas, por isso, meu primeiro conselho é: Vá com calma! Comece tendo metas pequenas, fáceis de cumprir, talvez um capítulo, um conto ou uma reportagem ao dia. Dessa maneira, será mais fácil alcançar suas metas e você não vai se frustrar, pelo contrário, vai se animar e se sentir desafiado, assim, aumentando gradativamente seu objetivo, até encontrar o ponto certo, confortável.

Mantenha consistência

Essa é, em minha opinião, a parte mais difícil, porque estamos, regularmente, muito cansados ou atarefados e deixamos a leitura de lado. É sim mais fácil entrar nas redes sociais em momentos como esses, caso você tenha isso como empecilho, recomendo que comece a entrar em sites de notícia, artigos ou faça download de e-books. Uma vez que você estiver com o celular em mãos, não haverá uma desculpa, e, aos poucos, o hábito será criado e você sentirá vontade de ler. Se você, no entanto, costuma perder o foco facilmente, o ideal é optar por livros físicos ou desligar as notificações das suas redes sociais.

Encontre pessoas com o mesmo gosto

Conheça pessoas com os mesmos gostos que você, tenha amigos para conversar sobre livros. Você pode combinar leituras com seus amigos e marcar algum momento para conversar sobre, ou encontrar um grupo de leitura já formado.  A internet pode atuar como agente facilitador. Essa é uma boa ideia, porque grupos de leitura ajudam a cumprir metas e manter a motivação.

Encontre um ambiente confortável

Encontre um ambiente confortável para ler. Escolha uma posição aconchegante, uma iluminação adequada e procure lugares menos barulhentos, mesmo que você vá colocar música para ouvir enquanto lê. Faz muita diferença saber escolher um bom espaço, pois isso ajuda na concentração e na imersão. Por exemplo, quando estou lendo em um ambiente confortável para mim, esqueço que estou lendo, é como se eu estivesse no próprio livro, junto com os personagens! Visitar bibliotecas e livrarias também pode ser algo animador, que motive a leitura (após o fim da pandemia, é claro).

Leia o que você gosta

Outro fator é: O que você gosta de ler? Será que você, na verdade, não teve uma experiência ruim e por isso desistiu da leitura? É comum que crianças não recebam estímulos para ler, e quando recebem, é da escola, que obriga a leitura de livros que não são de seu agrado. Assim, é comum que se crie uma imagem, um sentimento ruim, em relação à leitura. Para superar isso, procure livros, artigos, reportagens ou mesmo histórias em quadrinho sobre assuntos que você gosta, e não sinta vergonha de suas preferências, não são só crianças que gostam do gênero fantasia, ou somente adolescentes que gostam de histórias românticas!

Mitos

“A leitura é um hábito muito caro”

Atualmente, os livros se tornaram muito mais acessíveis, é possível encontrar uma grande variedade de livros de segunda mão em sebos, sejam lojas físicas ou virtuais. Além disso, existem e-books, livros virtuais, que tendem a ser mais acessíveis, e alguns livros são disponibilizados gratuitamente pela Biblioteca Digital de domínio público do governo (dominiopublico.gov.br).

“É preciso ler os clássicos para ser um bom leitor”

Se você está se divertindo com a leitura, as histórias te inspiram ou você está aprendendo coisas novas, parabéns, você é um bom leitor! É importante ler o que seja de seu agrado, embora os livros clássicos sejam, com certeza, bons, não é obrigatório gostar deles (mas pense seriamente em dar uma chance a eles, você pode se surpreender).

“As outras mídias são inimigas da leitura”

Muitos filmes, séries e jogos são inspirados por livros, instigando o público que gosta desses produtos culturais a os procurarem, para ter uma experiência diferente, mais aprofundada no universo. Além disso, muitos personagens expressam seus gostos e fazem referências a livros, também despertando o interesse de potenciais leitores. 

Benefícios de ler regularmente: A leitura deve ser prazerosa 

A leitura pode trazer inúmeros benefícios, tanto para o dia-a-dia, quanto para a vida acadêmica. Ler estimula a criatividade, além de exercitar a memória e concentração, também auxilia a formação de indivíduos com opiniões próprias, mais empáticos e abertos a novos conhecimentos e debates. A leitura também permite aprimorar as habilidades de escrita, interpretação de texto e conhecimentos gramaticais. 

Para muitas pessoas, o hábito de leitura surgiu como uma maneira de escapar dos problemas da realidade, se desestressar e ter momentos de relaxamento. Outros, utilizam os livros como fonte de conhecimento, quanto a isso, há uma ideia de que o conhecimento verdadeiro está contido nos livros, e a internet apresenta apenas mentiras e equívocos. Evidentemente, isso não é verdade. A internet, de maneira geral, contém muitas informações, ademais, é realizada, em larga escala, a divulgação científica, ou seja, artigos científicos, complexos, muitas vezes em línguas estrangeiras, são explicados de maneira mais compreensível àqueles sem conhecimentos específicos da área, tornando o acesso à informação mais democratizado. 

O texto apresentado tem carácter pedagógico e não reflete a opnião do colégio e de seus mantenedores.

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

🔒 site 100% seguro e livre de spam