fbpx
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
André Gustavo de Oliveira Picussa

André Gustavo de Oliveira Picussa

André Gustavo de Oliveira Picussa, nascido em Curitiba, morador de Araucária e tem 14 anos. Estudou na Escola Archelau de Almeida Torres do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Atualmente estuda no Colégio COC Araucária e está no nono ano do ensino fundamental. Sonha em ser arquiteto, é amante do futebol e é apaixonado por literatura e ama ler sir Arthur Conan Doyle!
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Limites entre a Liberdade de Expressão e Crimes

Recentemente, vimos dois casos que reacenderam a discussão dos limites da liberdade de expressão, tão aclamada em qualquer estado democrático. Os casos do deputado Daniel Silveira (PTB – RJ) e do YouTuber Felipe Neto repercutiram no Brasil de formas diferentes, mas ambos dando mais gás para a discussão sobre a Lei de segurança Nacional.

Lei de Segurança Nacional

A Lei de Segurança Nacional, ou LSN, é uma lei, sancionada em 1983, em plena Ditadura Militar, pelo presidente João Figueiredo. Ela classifica ações que possam arriscar a “Segurança Nacional”, sendo classificadas como tal ações contra o país e seu território e contra chefes dos poderes.

A lei garante a proteção de pessoas com liderança nos três poderes do país, como o chefe do Executivo, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado e os ministros do Supremo Tribunal Federal. Esses dois casos, segundo alguns especialistas, abrangem partes diferentes da LSN.

Caso Daniel Silveira

O deputado Daniel Silveira foi enquadrado na lei após divulgar um vídeo no qual ele mesmo faz ameaças a ministros do STF e faz menção ao AI – 5, Ato Institucional número 5, ato mais autoritário da Ditadura Militar brasileira (o AI – 5 foi um instrumento de repressão que fechou o Congresso Nacional e permitiu a cassação de deputados de oposição).

O ministro Alexandre de Moraes expediu mandato de prisão contra o deputado carioca, mandato esse apoiado e mantido pela Câmara dos Deputados. Daniel se encaixa, segundo o professor em Direito Constitucional Vladimir Feijó, em ameaça a Chefes dos Três Poderes.

Caso Felipe Neto

O influenciador foi notificado em ação movida por Carlos Bolsonaro (Republicanos – RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), porque Felipe chamou o presidente de genocida pela sua atuação na pandemia. Conforme o que diz o YouTuber, Bolsonaro “contribuiu diretamente para milhares de mortes de brasileiros”.

De acordo com o Professor Vladimir Feijó, Felipe Neto praticou uma “incitação, algo que possa ferir a honra e a imagem de lideranças” ao proferir o insulto contra o presidente da República.

Liberdade de Expressão e Crimes

Paulo Henrique Blair, doutor em Direito da Universidade de Brasília explica o qual é a diferença entre o direito da livre liberdade de expressão e de crimes como calúnia, ameaças e preconceitos:

“Quando a pessoa faz uma crítica a uma autoridade, e essa crítica fica no campo das ideias, temos um exercício da liberdade de expressão. Agora, quando a ‘liberdade de expressão’ deseja, por exemplo, veicular ameaças à segurança física, pessoal da autoridade, aí temos uma ameaça” (https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/politica/caso-felipe-neto-por-que-a-lei-de-seguranca-nacional-sancionada-na-ditadura-e-questionada-hoje-1.3062731).

Com isso, temos tudo necessário para uma discussão. Motivo polêmico, ideologias opostas e muita “lenha para queimar” ainda, visto que os casos são bem recentes. Assim se formam dois grupos, os que defendem a liberdade individual de pensar e falar o que quiser, e outros defendem que isso seria crime contra a imagem de outros.

Afinal, o que é ou não Liberdade de Expressão

Para mim, a conclusão que podemos tirar de ambos os casos e da polêmica LSN é que, sim, podemos falar e pensar como quisermos, afinal críticas construtivas podem fazer com que a sociedade cresça e melhore. Porém, temos que ter em mente os limites que essa liberdade tem.

A partir de quando o seu discurso ofender o outro, ou quando mentiras forem usadas para essa crítica, se torna um discurso de ódio. A liberdade de expressão não inclui somente ter liberdade para se expressar como quiser, inclui se expressar pensando em não caluniar o outro. Não podemos nos calar, mas temos que pensar no bem dos outros ao criticar. Ameaçar não é construtivo, desrespeitar não é construtivo.

Então, lembre-se: quando for criticar alguém ou alguma instituição, faça sem ofender o outro, faça com que a pessoa escute seu conselho e entenda seu ponto de vista. Não se cale e não se deixe calar, mas respeite quem pensa diferente de você.

Link sugerido: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/politica/caso-felipe-neto-por-que-a-lei-de-seguranca-nacional-sancionada-na-ditadura-e-questionada-hoje-1.3062731

O texto apresentado tem carácter pedagógico e não reflete a opnião do colégio e de seus mantenedores.

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

🔒 site 100% seguro e livre de spam