fbpx
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Anna Rose

Anna Rose

Nascida em Curitiba em 2008, estuda e mora em Araucária, tem 3 gatinhos lindos, desde que se lembra gosta de desenhar e escrever, gosta de jogar com seus amigos e atualmente está no 7° ano
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Saúde Mental na Pandemia

           O ano de 2020 será conhecido para sempre como o ano da pandemia do coronavírus, o ano em que nós tivemos a vida inteira mudada em poucas horas, um dia estávamos trabalhando, indo para a escola, enfim, vivendo nossas vidas normalmente, e, de repente, no outro dia, tudo mudou, tivemos que ficar em casa, usar máscaras, álcool em gel… Passamos a usar o Home Office a “EAD”, e tivemos, pela nossa segurança, que cortar de vez o contanto físico, tudo foi afetado! A economia, o trabalho, a escola, nossa rotina, nossos cuidados e hábitos, e principalmente nossa saúde mental foi afetada.

           Com o isolamento acontecendo, começamos a ficar mais tempo com nossos próprios pensamentos e assim o medo de um futuro incerto foi surgindo em nossas mentes, pois, se nem as autoridades sabiam o que seria do futuro, como nosso cérebro iria ficar tranquilo? Dessa forma, a solidão e o medo passaram a ser sentimentos comuns no dia a dia.

           Isolados, com receio de contrairmos ou de alguém importante para nós contrair o covid-19 e tendo a rotina mudada, muitas pessoas começaram a ter crises de pânico ou desenvolveram ansiedade e depressão. Foi feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pesquisa recente que concluiu que 5% da população mundial e 10% da população brasileira foram diagnosticadas na pandemia com algum tipo de ansiedade.

           E agora, surge outro ponto que necessita ser debatido à exaustão: a importância e a urgência de, percebendo qualquer sintoma de ansiedade, depressão ou de qualquer problema psicológico procurar ajuda médica. Saúde mental não é brincadeira e jamais pode ser tratada como fraqueza ou frescura, como muitos a classificam. Compartilhar a dificuldade em lidar com toda essa mudança de rotina com seus familiares e colegas também é muito importante.

Cuidados com a saúde mental

            Pode parecer difícil tentar manter o bem-estar mental na pandemia, mas existem maneiras para amenizar o sentimento de ansiedade e com isso permanecermos saudáveis mentalmente:

  • Lembre-se que você não está sozinho! Todos nós estamos passando por isso, escolha um amigo ou mesmo um profissional para conversar;
  • Ligue também para seus amigos e familiares para perguntar como eles estão e colocar as conversas em dia;
  • Tire um tempo para descansar, não é por que você está em casa que precisa trabalhar em tempo integral;
  • Aproveite para ficar com seus familiares e fazer coisas juntos, como cozinhar, plantar ou mesmo organizar a casa;
  • Procure fazer novas coisas, ou coisas que você sempre quis fazer;
  • Limite as notícias, já deu de notícias ruins!
  • Aproveite para conhecer estilos musicais novos ou ler aquele livro que está há muito tempo na estante.

           Pode parecer exagero todo esse cuidado com a saúde mental, em especial para crianças e adolescentes, mas se não tratados, os problemas que aparecem na infância e na adolescência podem causar prejuízos na idade adulta. Por isso, é imprescindível ficar atento aos sinais de qualquer distúrbio psicológico e procurar ajuda o quanto antes, de preferência, ajuda profissional.

           Dica: Procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), discando 188 ou acessando https://www.cvv.org.br/.

O texto apresentado tem carácter pedagógico e não reflete a opnião do colégio e de seus mantenedores.

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

🔒 site 100% seguro e livre de spam