fbpx
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Colégio COC Araucária

Compartilhe com o MUNDO!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM MODA SUSTENTÁVEL?

A sustentabilidade tem sido, felizmente, um tema cada vez mais presente na sociedade, já que é algo de extrema importância e abrange os mais diversos setores. Nesse contexto de preocupação com o meio ambiente, com o descarte e geração de resíduos e com o bem-estar social e do planeta, surgiu a moda sustentável. Você já ouviu falar em moda sustentável? Muitas pessoas ouvem esse termo mas não sabem o que ele significa exatamente. Se você é uma dessas pessoas continue lendo!

O QUE É MODA SUSTENTÁVEL?

Também chamada de moda eco-friendly, a moda sustentável visa a produção e a utilização de roupas de maneira mais consciente e com o menor impacto possível para o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável pode ser aplicado na moda nos mais diversos processos e em quanto mais melhor.

Muitas confecções trazem a proposta de redução do uso de recursos, como água, durante a produção, além de utilizarem tecidos de fibras orgânicas com pouco ou nenhum tipo de corante, a fim de diminuir o descarte de resíduos químicos. Nesse ramo da moda, o desperdício também busca ser eliminado por meio da utilização de retalhos de tecidos e roupas já desenhadas com o objetivo de aproveitar o tecido em sua máxima extensão.

Além disso, existem empresas que criam seus produtos utilizando matérias primas recicladas. Essa tendência é mais forte no ramo de acessórios, em que câmaras de pneus já chegaram a serem utilizadas na produção de bolsas. Por terem como principal pilar o desenvolvimento sustentável, as marcas eco-friendly também devem se preocupar com a questão social. Isso significa que os funcionários devem ter condições de trabalho dignas e devem receber o justo pelo seu serviço. Esse pilar é bastante relevante, uma vez que o ramo da moda é conhecido por utilizar mão-de-obra análoga à escravidão em pleno século XXI.

MARCAS SUSTENTÁVEIS

Embora o caminho para um mercado da moda predominantemente sustentável seja longo, alguns passos já estão sendo dados e trazem esperança. Nesse sentido, inúmeras marcas já estão em processo de se tornaram confecções sustentáveis. Michel Kors, Gucci e Balenciaga já diminuiram suas taxas de emissão de carbono e pretendem reduzi-las em 100% até 2025. A famosa grife Prada também entrou no movimento e criou um projeto para, gradativamente, substituir o nylon tradicional por nylon reciclado. O material é feito de plástico retirado dos oceanos.

Agora se você está pensando que só grandes marcas de grife estão se envolvendo na causa sustentável, saiba que isso não é verdade. Pelo contrário, as marcas menores dominam o setor da moda sustentável, pois, geralmente, a produção é pequena e por isso os criadores podem ter um maior cuidado com cada peça e com todo o processo de produção.

VEJA COMO VOCÊ PODE ENTRAR NO MOVIMENTO DA MODA SUSTENTAVEL

A moda sustentável não diz respeito somente às marcas, às fábricas de tecido e aos designers, mas também ao consumidor. Se você se identificou com o movimento e quer contribuir com ele, existem diversas maneiras de isso ser feito. A mais visível delas é buscar, sempre que possível, comprar de marcas eco-freindly, priorizando os pequenos empreendedores locais. Isso porque além de ajudar no crescimento deles e da economia, você ajuda a disseminar o desenvolvimento sustentável pelo planeta.

Trocar, receber e doar roupas entre conhecidos também contribui com a causa, além de ser bastante prático. Se você tem roupas em bom estado que não usa mais, lembre-se de que sempre tem gente que gostaria de recebê-las e muito provavelmente bem perto.

É importante comentar com seus conhecidos que você está disposta a fazer essa troca de roupas. Assim quando alguém lembrar que determinada peça possa te interessar, irá levá-la até você e vice-versa. Os brechós são outra ótima opção, uma vez que as roupas em bom estado não são descartadas para virarem mais resíduos depois que alguém enjoa. Usar roupas de brechó não é motivo para se envergonhar como muitas pessoas acreditam. Pelo contrário, é motivo de orgulho, pois significa que você tem consciência ambiental e social e não contribui com a indústria do consumismo. Além disso, se você gosta de ter um estilo diferente do casual, os brechós são ótimos lugares para se encontrar roupas únicas, dessas que dificilmente estão entre as peças padronizadas de lojas de departamento.

O texto apresentado tem carácter pedagógico e não reflete a opnião do colégio e de seus mantenedores.

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA MAIS INFORMAÇÕES:

🔒 site 100% seguro e livre de spam